10 Super Praias no Nordeste

1-ITACARÉ – BA

itacare

Itacaré está localizada no sul da Bahia, na região da “costa do cacau”, ao lado de Ilhéus.  Itacaré conta com toda a infraestrutura necessária para receber turistas do mundo inteiro, mas  mantendo a ideologia de um turismo ecológico e sustentável. A cidade também oferece ótimas atrações noturnas, o que a torna perfeita para féria inesquecíveis. Praias incríveis durante o dia, barzinhos agradáveis ao entardecer e muito forró e reggae durante a madrugada!

PRAIAS

. Itacaré possui lindas parais para todos os gostos, seja para surfistas, famílias, jovens ou casais.

Praia da Concha – A Praia da Concha costuma ter águas calmas, que formam pequenas espécies de enseadas. Suas águas são ideais para a canoagem e o windsurfe. Lá se encontram ótimas pousadas e cabanas na praia.

Praia do Resende – A Praia do Resende, tem uma pequena e informal estrutura turística. É uma ótima opção para os surfistas, com boas ondas o ano todo. O acesso a praia é através de uma pequena trilha.

Praia da Tiririca –  A Praia da Tiririca é considerada o melhor pico de ondas da Bahia. Ela é também cede de algumas etapas do campeonato baiano de surf.

Praia da Coroinha  Não é uma praia ideal para o banho. Lá estão os principais centros históricos de Itacaré,  onde são realizados a maioria dos shows e eventos na cidade.

Praia de São José - Uma das praias mais exclusivas de Itacaré. Um lugar paradisíaco, com areia branca e fina e muitos coqueiros espalhados pelo local. Está sob proteção ambiental e tem o acesso restrito em algumas localidades. É la que está o luxuoso resort,  Itacaré Eco Resort.

Prainha - Considerada umas das dez praias mais bonitas do Brasil, com areia fina e branca, coqueiros enormes e morros verdes ao fundo. O Acesso é difícil, cerca de 40 minutos de trilha com guia, e não hotéis nem pousadas na região.

Praia do Siriaco - Escondida de tudo, mas com fácil acesso (15 minutos de trilha). Paisagem maravilhosa, em uma praia com pouca areia e muitas pedras. Não tem hotéis também.

Praia da Engenhoca  Uma praia linda,cercada por mata atlântica. Muito frequentada por surfistas. Sem hospedagem.

Praia da Gamboa  Ideal para o surf, também é frequentada basicamente, por surfistas.

Praia de Itacarezinho  Uma das maiores praias da cidade. Além das ótimas ondas para o surfe, da paisagem paradisíaca e da areia branca e fina, é lá que as tartarugas costumam desovar.Tem um mirante que mostra toda a beleza da praia, também cavernas e pontos para mergulho

.2 – MORRO DE SÃO PAULO – BA

morro

Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, a 248 quilômetros de Salvador. Para chegar lá é preciso pegar um catamarã ou um avião na capital baiana. Outra alternativa é ir de carro ou ônibus até Valença e dali seguir em um barco ou uma lancha. E uma terceira, que surgiu em 2014: pegar um avião em Campinas (mas só tem voo aos sábados, seja para ir ou voltar) rumo à Valença, e lá embarcar no barco ou lancha.

Morro tem apenas quatro praias ”exploradas” e duas ruas principais, e é proibido o tráfego de automóveis.

Morro de São Paulo tem sete praias, sendo que apenas quatro costumam ser “exploradas” pelos turistas.

Primeira Praia

Mais próxima do centro, a Primeira praia tem 300 metros.Com areias brancas e soltas, tem muitas casas de veraneio e pousadas.

Segunda Praia

Praia mais concorrida de Morro de São Paulo, com pousadas charmosas e os diversos quiosques com música. Com 400 metros de extensão e a dez minutos a pé do centro da vila, tem águas muito claras.

Terceira Praia

Separada da Segunda praia pela Ilha da Saudade, a Terceira é um dos melhores pontos para a prática do mergulho em Morro. Tem bancos de corais que reúnem peixes coloridos de espécies diversas. Com um quilômetro de extensão, abriga barracas, restaurantes e pousadas.

Quarta Praia

É a mais extensa de Morro, com quatro quilômetros. Pouco frequentada, tem águas transparentes e piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro.

Quinta Praia ( Do Encanto )

A praia é quase exclusiva para quem se hospeda no lugar. Sé se chega com uma caminhada de 6 quilometros. Sossegada e sem estrutura de bares, é perfeita para banhos e caminhadas.

Garapuá

A vila de pescadores fica entre a Quarta Praia e a Ilha de Boipeba. Por conta das piscinas naturais de águas quentes, formadas por recifes de corais e cheias de peixes, é ponto de parada dos barcos de passeio para um mergulho.

Gamboa

Tranquila e distante do agito, tem vila de pescadores é uma boa pedida para os velejadores: está em frente a uma baía com excelente entrada de ventos e tem uma escola para aluguel de equipamentos. O acesso pode ser feito a pé (cerca de 40 minutos de caminhada) ou de barco (quinze minutos).

3  -JACUMÃ –  PB

jacuma

Jacumã está situada no litoral sul da Paraíba, apenas 20 quilômetros de João Pessoa. Tem muitas opções de lazer e atividades ao ar livre.. Com muitas falésias, praias encantadoras, formações rochosas interessantes podem ser exploradas a pé, pedalando ou em buggys . Possui boa infra-estrutura para receber o visitante.

Faz divisa com João Pessoa delimitando os municípios pelo rio Gramame. Tem comunidade pesqueira, paredões de rocha e águas calmas cor verde-esmeralda.

Lá está uma das praias naturistas mais famosas do País, a Praia de Tambaba.

 

4 – São Luis – MA

sao luiz

 

Além da história, a cidade preserva culturas e tradições. O Bumba-Meu-Boi, representação folclórica que combina teatro, música e dança, atrai gente de todo o canto que chega para participar da colorida festa que toma conta das ruas nos meses de junho e julho.

O reggae está presente nas rádios, clubes e bares, e é muito popular.

São Luis pode ser um dos melhores destinos para quem quer unir a exuberância das belezas naturais de seus arredores ao mergulho histórico que o centro da capital do Maranhão nos traz. Existem praias próprias ao banho, mas que não são exatamente o grande atrativo natural do Estado. Toda beleza fica por conta do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, situado a 260 km de São Luis, no município de Barreirinhas. Dunas de variados tamanhos, cuja areia branca contrasta com o verde e azul das lagoas formadas por água doce.

5 – Delta do Parnaiba – PI

delta

A beleza natural é mesmo o maior atrativo da região, com atrações como as águas escuras cercadas de dunas da Lagoa do Portinho e as mais de 75 ilhas do Delta.

O litoral piauíense reserva surpresas a serem exploradas. São 66 km de extensão, menor litoral do país Em suas praias, visitadas quase que exclusivamente por moradores locais, o clima de tranquilidade se faz presente.

 

Água límpida e transparente e algumas rajadas de vento trazem pescadores, banhistas e os praticantes de kitesurf.

Praia do Coqueiro é boa para o kitesurf; Pedra do Sal, para o surfe; Atalaia possui infraestrutura de bares e hotéis; já a Praia do Cajueiro fica numa calma vila de pescadores.

6 -JERICOACOARA

jeri

Jericoacoara, que fica a 300 quilometros de Fortaleza, está entre as dez praias mais bonitas do planeta, mas o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública.
As lagoas são as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras.
Já a praia do centro de Jericoacoara, frequentada pelos windsurfistas em especial, tem como destaque a duna do Pôr do Sol. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar.
Com vários restaurantes, bares animados e forrós, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o programa preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.,

7 – ARACAJU – SE

aracaju

A capital sergipana não tem as praias mais badaladas do Nordeste, mas tem uma grande variedade de passeios, infraestrutura, hospitalidade e preços. Com ruas limpas e arborizadas, a cidade tem como principal cartão-postal a orla de Atalaia, repleta de atrativos.

São seis quilômetros de quiosques, calçadão, ciclovia, quadras poliesportivas, fontes luminosas e um oceanário que encanta crianças e adultos. Por lá fica a Passarela do Caranguejo, um trecho tomado por bares e restaurantes que servem o melhor da cozinha regional.

Se quiser mergulhar em um mar azul , vá a  Mangue Seco – o vilarejo baiano está a cerca de cem quilômetros de Aracaju.

Para conhecer a fundo a rica história do estado, siga para o Museu da Gente Sergipana, inaugurado em 2012. Ocupando um prédio restaurado de 1926, o espaço mostra a identidade do povo de forma interativa. Festas, praças, personagens ilustres, culinária, ecossistemas: tudo é mostrado com muita tecnologia e criatividade.

8 – PIPA  e TIBAU DO SUL – RN

pipa

A pouco mais de 80 quilômetros de Natal,tem pousadas aconchegantes, restaurantes com sotaques diversos e bares .

O local emoldurado por falésias gigantescas, abriga praias para todos os gostos: com e sem ondas, com e sem agito, com e sem barraca, com e sem pessoas… A beleza, que reúne águas transparentes e areia fofa e branquinha, é marca registrada em todas as praias. Na Baía dos Golfinhos, os mamíferos costumam aparecerde manhã e à tardinha. Já na praia dos Amores, uma das mais concorridas da região, o astral dos frequentadores faz a fama do local.

Algumas praias são acessíveis a pé. Outras, exigem fazer um passeio de bugue ou de barco, como Guaraíras, em Tibau do Sul; e da selvagem Sagi, na vila de Baía Formosa. Nos tours marítimos,se tiver sorte,  pode-se conseguir nadar ao lado dos golfinhos.

9 -MARAGOGI – PE

maragogi

No meio do caminho entre Maceió e Recife fica Maragogi.Na Costa dos Corais, Maragogi tem mar cristalino, areias finas, coqueirais e recifes e  excelente infraestrutura de hospedagem.Além dos elementos paradisíacos,Maragogi tem as Galés, as enormes piscinas naturais a seis quilômetros da costa. São repletas de peixes e acessíveis por catamarãs e lanchas que partem da praia central. Hoje, o acesso é controlado e o limite é de 720 pesoas por dia. Em compensação, outras piscinas também estão abertas ao público, como Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba .

Na direção de Pernambuco, as praias de Burgalhau, Barra Grande e Ponta do Mangue, com suas águas azul-esverdeadas e casinhas simples e jangadas coloridas cruzando o mar, são uma maravilha.

A gastronomia é outro ponto forte da região, comrestaurantes especializados em frutos do mar.  Não deixe de experimentar o famoso bolinho de goma, uma espécie de sequilho à base de manteiga e leite de coco, vendido em bares e lojinhas.

Em São Bentotambém tem piscinas naturais, as Croas de São Bento, acessíveis de jangada. Elas são menores que as Galés, mas bem mais vazias e com prainha de areias brancas.

10 – FERNANDO DE NORONHA -PE

noronha

Este ó o destino dos sonhos! O paraíso existe,com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha esplendorosa, mata, formações rochosas e muita natureza, este paraíso é Fernando de Noronha.

Acessível por avião ou navio, Noronha não é um destino barato.Tudo vêm do continente, o que encarece os preços do pãozinho à gasolina. E ainda tem a taxa de permanência e o ingresso para o Parque Marinho, que não são muito em conta.

A ilha nos mostra cenários maravilhosos,em cima e embaixo d´água. Entre eles estão as praias da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e do Leão , entre dez mais bonitas do Brasil, e os morros dos Dois Irmãos e do Pico, cartões-postais de Noronha.

A ilha é pequena, tem apenas 17 quilômetros quadrados e a menor BR do país, com seis quilômetros de extensão.As praias são divididas em mar de dentro e mar de fora,e isto facilita coordenar a infinidade de atrativos e atividades. Tem caminhada, surf, passeios de barco e de bugue, observação de golfinhos,e com destaque, os mergulhos, pois Noronha é um dos melhores lugares do mundo para a prática do esporte.

Para quem não gosta de mergulhar com cilindro, o snorkel também é uma ótima pedida. É possível ver tartarugas, arraias, pequenos tubarões e uma infinidade de peixes. De dezembro a março, as praias da ilha ,  em especial a da Cacimba do Padre, ficam ótimas para o surfe.