FOTOGRAFANDO SUAS VIAGENS

 

 *FOCO: : Não Pressione o batão de disparo de uma só vez!! Isto pode levar a fotos desfocadas. Na hora de fazer a foto aperte o botão de disparo somente até a metade. Assim que o automático da máquina tiver feito o foco, pode bater. Assim se consegue fotos nítidas e sempre focadas.

SEM FOCO

*LUZ: É bom observar onde o sol (ou a fonte de luz artificial) está no momento da sua fotografia. Nas fotos a favor da luz do sol,se evita que o rosto de uma pessoa apareça com sombra. A melhor luz é a luz natural, mas se não há jeito e você precisa tirar uma foto contra a luz, use o flash. Para fotos em que você quer apenas obter a silhueta de uma pessoa, bata contra a luz e não use o flash. Dà um resultado bem interessante.

CONTRA SOL  *ENQUADRAMENTO: Varie o enquadramento de suas fotos, seja criativo!! Tire fotos na horizontal, na vertical, e procure não enquadrar sempre pelo centro. Coloque o objeto da foto mais na esquerda, ou direita. Não é proibido centralizar, apenas varie as fotos durante a viagem, para depois poder fazer um álbum bem diferente e criativo.

ESQUERDA

 

CENTRAL

 

DIREITA

 

 

 

 

 

 * CENAS: Procure estar bem atento aos recursos de sua câmera. Não tire todas as fotos de sua viagem , só no automático. A grande maioria das maquinas fotográficas digitais tem o recurso “cena”, onde é possível escolher o mais adequado de acordo com a foto que está batendo. Por exemplo: Se é uma paisagem, procure pelo modo de paisagem, se a foto é de pessoas, procure o modo de pessoas, se você quer tirar uma foto de um objeto em velocidade, procure pelo modo que pega fotos em movimento, e assim vai… É só estar atento ao seu clic e conhecer os temas que a sua máquina oferece. Só isto, já dá uma grande diferença na qualidade das fotos.

MOVIMENTO

FOTOS NOTURNAS: Para fotos noturnas, aumente o  valor do  ISO.  Quanto mais alto o ISO, representa fotos mais claras e com mais granulação. Quanto mais baixo o ISO, menos granulação, mas há necessidade de mais luz. Neste caso , você pode fazer uso do flash.

NOTURNA

* PONTOS TURÍSTICOS: Se o ponto turístico é grande, como : a fachada de uma igreja, uma torre, uma grande estátua, etc, vale algumas dicas. Se vai bater a foto com pessoas na frente , a dica é  não deixar as pessoas perto do ponto turístico, mas sim a uma distância média de você. Assim , as pessoas aparecem maiores na foto. Com esta dica, dá até para fazer fotos bem divertidas, como àquelas que parece que as pessoas estão segurando a Torre Eiffel, ou a Torre de Pisa…

ESTATUA COM GENTE

 

SEGURANDO PISA

 

 

 

 

 

 

 

Se for bater a foto só do  local, vale cuidar bem o enquadramento. Enquadre fotos que peguem todo o ponto turístico, e também fotos que enquadrem partes dele, produzindo efeitos diferentes e interessantes.

LIBERDADE TODA

 

PEDAÇO ESTATUA

 

 

 

 

 

 

*  PRAIA E NEVE: Nestas duas situações tem que ter cuidado, pois a areia e neve podem causar muito reflexo na foto. Utilize àqueles ajustes de “cena”.  Se está na praia, use o modo praia. Na neve, a mesma coisa. Se não tiver modo neve, use o praia, que o efeito é parecido.

PRAIA

 

NEVE

 

 

 

 

 

* MACRO: A macro é uma funcionalidade que existe na maior parte das câmeras para tirar fotos bem de perto. Pode ser interessante para uma foto diferente e criativa.

MACRO 1

 

MACRO2

 

 

 

 

 

* USE A RESOLUÇÃO MÁXIMA DA CÂMERA: Quanto mais Pixels, mais qualidade na hora de revelar suas fotos. Se você tirar fotos em um valor baixo de megapixels e depois quiser revelar num tamanho grande, ela sairá com uma qualidade ruim. Se você tirar fotos numa qualidade alta, a chance disso ocorrer será bem menor.

Agora aproveite muito sua viagem e registre seus momentos com criatividade e bom humor. Depois da viagem, fazer um álbum de recordações e poder reviver àqueles momento é uma maravilha!!